Estado de SP volta à fase vermelha na segunda-feira
O estado de São Paulo voltará para a fase vermelha do Plano SP a partir de segunda-feira (12). A medida irá durar ao menos até o dia 18 de abril, conforme o governo paulista anunciou hoje.
Apesar da mudança de fase, ficam mantidos: a proibição de cultos religiosos presenciais; a recomendação de teletrabalho; a recomendação do escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria; o toque de recolher das 20h às 5h.
“Essa medida que foi tomada hoje pela manhã através do diálogo com o centro de contingência, com a equipe do secretariado e o governador João Doria, mostra claramente que a medida tomada na fase emergencial, o esforço feito nas últimas semanas, começa a dar resultados”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Na nova fase a partir de segunda-feira, o estado poderá ter competições esportivas coletivas profissionais, a permissão de retirada de produtos em comércios, shoppings e restaurantes na porta dos estabelecimentos, sem que os clientes entrem, e a abertura das lojas de materiais de construção, com limite de 40% de ocupação.
Coordenador do Centro de Contingência, o médico Paulo Menezes diz que tem uma projeção que no final do mês o estado tenha indicadores para que algumas regiões avancem para a fase laranja. “A partir do que nós estamos observando”, disse.
De acordo com a coletiva além do delivery e drive Thru, o comércio poderá atender no sistema Take Away, resumidamente o cliente entra em contato com o comércio faz o pedido e retira em um balcão específico da loja, sem entrar no espaço físico do estabelecimento.