BRASILGERAL

Falha no sistema de proteção após incêndio em reator foi causa de apagão no Brasil


Ao todo, 25 estados de todas as regiões ficaram sem energia na madrugada de terça (14).
As informações são do R7 Brasília – Subestação de Bateias, no Paraná – Divulgação/Copel/Arquivo

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou nesta sexta-feira (17) que a causa do apagão que atingiu 25 estados de todas as regiões do país na madrugada de terça (14) foi uma falha no sistema de proteção da Subestação Bateias, no Paraná.

“Essa proteção não atuou, resultando em desligamentos múltiplos das linhas de transmissão conectadas na citada subestação, seguido dos desligamentos da LT 500kV Londrina – Assis e da LT 765kV Ivaiporã – Itaberá – Tijuco Preto”, disse a ONS.

Após o incêndio no reator da linha de transmissão entre Ibiúna (SP) e Bateias (PR), o sistema de proteção desligou o circuito necessário, mas um outro foi desligado incorretamente.

No entanto, o impacto para o SIN (Sistema Interligado Nacional) ocorreu por causa da falha na proteção da subestação de Bateias, que permitiu que várias linhas de transmissão se desligassem de forma errada.

Esses desligamentos resultaram na desconexão do sistema elétrico da região Sul do restante do Brasil, impedindo a exportação de energia produzida na região para outras partes do país, causando um desequilíbrio.

O fornecimento de energia foi restabelecido em até 1h30 na maior parte das regiões, mas estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, Pernambuco e São Paulo sentiram os efeitos.

O resultado das análises preliminares foi divulgado em reunião online com mais de 250 profissionais, incluindo agentes envolvidos na ocorrência, representantes do Ministério de Minas e Energia e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A próxima reunião está marcada para o dia 28 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger