GERALIBATÉ

Ibaté se posiciona contra instalação de pedágio na SP-310

Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Ibaté estiveram na
cidade de Araraquara na última quarta-feira, dia 27 de outubro,
participando de uma audiência pública promovida pela Agência de
Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que aconteceu no auditório
do Sest Senat.

Na oportunidade, a comitiva ibateense se juntou ao movimento de
autoridades das cidades de São Carlos e Araraquara para protestar contra
a intenção do governo estadual, de implantar mais uma praça de pedágio
na região, precisamente no quilômetro 255 da rodovia Washington Luís
(SP-310).

O novo pedágio consta na proposta do projeto de renovação e ampliação da
concessão das estradas do Lote Noroeste, trecho de 1.022 quilômetros de
extensão que engloba 49 municípios paulistas. Os investimentos previstos
são R$ 11,9 bilhões para o período de 30 anos.

Milton Roberto Persoli, diretor-geral da Artesp, fez uma apresentação da
proposta de concessão e revelou que há uma previsão de investimentos na
casa dos R$ 3,5 bilhões para a região, resultando, segundo contou, em 68
quilômetros de duplicação, 51 quilômetros de terceira faixa, introdução
de ciclovias e outras melhorias, porém, a contrapartida desses
investimentos seria a implantação do pedágio.

Ainda, segundo o diretor-geral, a implantação da praça de pedágio ainda
não está definida. “Estamos na fase de estudos, ouvindo as autoridades e
a população. O que apresentamos aqui foi uma possibilidade de
implantação”, contou ele.

O prefeito de Araraquara ressaltou que a grande característica da
economia regional é agroindustrial, setor que seria prejudicado com o
pedágio. “São pequenos, médios e grandes produtores que precisam
alimentar as nossas usinas de açúcar e etanol, nossas fábricas de suco
de laranja, em uma grande integração regional de fornecimento de
matéria-prima e, também, de distribuição do produto final”.
O vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, se posicionou contrário à
proposta de se instalar um pedágio que traria mais um custo ao usuário
da Rodovia Washington Luis e lembrou que “entre os investimentos da nova
concessão, no trecho de São Carlos se faz necessário realizar as obras
reivindicadas há muitos anos pela população de São Carlos “a
implementação da alça de acesso ao bairro Jardim Tangará e também da
construção do anel viário de São Carlos”, destacou Edson Ferraz.

Representando o prefeito José Luiz Parella, o chefe de Gabinete, Paulo
Melo, declarou que os Poderes Executivo e Legislativo apresentaram a
posição da população ibateense, que é contra o pedágio. “Refutamos
totalmente a ideia de instalação de um pedágio na nossa região.
Entendemos que esse não é o momento. A distância de um pedágio para o
outro é muito pequena e os moradores de São Carlos, Ibaté e Araraquara,
em sua maioria trabalhadores e estudantes que transitam poucos
quilômetros da rodovia, não podem ser penalizados com mais uma praça de
pedágio”, afirmou.

Por Ibaté, ainda participaram da audiência o presidente da Câmara
Municipal, Valentim Fargoni, e os vereadores Horácio Sanchez, Edison
Fernando, Waldir Siqueira, Ronaldo Venturi, Ivan Lins e Damião Sousa.
Por São Carlos, o presidente da Câmara, Roselei Françoso, os vereadores
Lucão Fernandes, Raquel Auxiliadora, André Rebello, Robertinho Mori,
Elton Carvalho, Sérgio Rocha, Dé Alvim, Bira Teixeira e a Professora
Neusa. Por Araraquara, o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi
(MDB), e os vereadores Paulo Landim, Fabi Virgílio, Emanoel Sponton,
Guilherme Bianco, Hugo Adorno, João Clemente, Lucas Grecco, Gerson da
Farmácia, Marchese da Rádio, Carlão do Joia e Lineu Carlos de Assis. O
ex-deputado estadual Julio Cesar Pereira de Sousa também participou da
audiência.

A ARTESP pretende incluir no edital de licitação da concessão, previsto
para ser lançado em fevereiro de 2022, o novo pedágio. Caso aprovado e
construído, ele ficaria instalado a 36 quilômetros do pedágio de
Itirapina e a 27 do pedágio localizado entre Araraquara e Matão.

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