DiversosGERAL

Idosa que caiu de maca enquanto fazia exame morreu de traumatismo crânio encefálico, aponta laudo

Atestado de óbito descreve a causa da morte como “hemorragia e edema encefálico, traumatismo crânio encefálico”. Vera Regina Guedes, de 67 anos, estava sendo atendida para tratar uma gastrite. Segundo o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, ela caiu da maca porque “teve uma agitação” no último domingo (10).

A idosa que caiu de uma maca enquanto fazia um exame em Porto Alegre teve a causa da morte atestada como “hemorragia e edema encefálico, traumatismo crânio encefálico”. Vera Regina Guedes, de 67 anos, estava sendo atendida para tratar uma gastrite na Unidade de Saúde do bairro Bom Jesus. Ela caiu da maca enquanto fazia uma radiografia. A morte cerebral foi atestada na quarta-feira (13).

O atestado de óbito ainda identifica o tipo de morte como “violenta”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a paciente teve uma agitação enquanto era feito o exame e acabou caindo. Os funcionários da unidade serão ouvidos pela SPDM, empresa que administra o local. Uma sindicância interna foi aberta para apurar os fatos. Veja notas na íntegra abaixo.

A idosa será enterrada no Cemitério Jardim da Paz, às 11h30 desta sexta-feira (15).

O caso

Vera Regina Guedes foi encaminhada pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Saúde após sentir uma queda de pressão no domingo (10). O diagnóstico de gastrite veio após oito horas e então a equipe médica quis realizar uma radiografia complementar.

O filho da paciente, Leandro Guedes, conta que 15 minutos depois a equipe retornou, apagou as luzes do corredor e deixou a mãe ao lado dele, justificando que os pacientes que estavam no corredor precisavam dormir.

Leandro disse que estranhou a atitude de um dos enfermeiros, pois estava com um saco de gelo enrolado em um pano para passar no rosto de Vera. O profissional disse ao filho da paciente que ela tinha tido uma luxação por bater na guarda da cama.

“Quando eu observei o lado esquerdo, a face esquerda do rosto dela, abaixo e acima do olho, havia hematomas de grande proporção, que facilmente, qualquer leigo pode observar que não foi uma batida contundente na guarda da cama”, diz.

Após a Brigada Militar (BM) ser acionada por Leandro, um enfermeiro e o médico da unidade admitiram que a paciente havia caído da maca. No prontuário, a queda está registrada como “acidente interno”.

Vera então foi transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde, segundo a família, uma tomografia identificou uma fratura no crânio e no rosto. Ela entrou em coma na segunda-feira (11).

“A sensação é de impunidade e revolta. O que a minha família quer é justiça, é a última coisa que a gente pode fazer pela memória da minha mãe é justiça, que as pessoas que estavam responsáveis por ela paguem pelos seus erros”, disse Leandro.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a paciente referida foi submetida a uma radiografia no Pronto Atendimento Bom Jesus. Durante o procedimento, ela apresentou agitação e acabou caindo da maca. A paciente estava o tempo todo acompanhada de funcionários, e foi atendida imediatamente após o acidente, sendo transferida para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Os funcionários estão sendo ouvidos pela SPDM, empresa administradora do serviço, sobre o ocorrido.

Nota da SPDM

A paciente deu entrada na UPA Bom Jesus, em Porto Alegre no último dia 10 de julho. Acompanhada de um familiar, a paciente apresentava náuseas e não respondia a comandos. Foi solicitado um Raio X do abdômen.

A paciente foi conduzida de maca à sala de radiografia, acompanhada de um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Depois de acomodada para realizar o exame, passou a ficar agitada. Segundo relato do técnico de enfermagem, que ficou na sala acompanhando a paciente, a mesma acabou por cair da mesa de Raio X. Imediatamente foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (referência em trauma). A unidade abriu uma sindicância interna que está em andamento.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger