INSS tem nova idade para aposentadoria em 2022; descubra qual é

Depois da Reforma da Previdência a idade para a aposentadoria do INSS sofreu alterações. Veja como se aposentar em 2022 com as novas regras.

Depois da Reforma da Previdência, em 2019, a idade para a aposentadoria ficou diferente e progressiva ano a ano, ou seja, para conseguir se aposentar em 2022 a idade mínima passa a ser de 61,5 anos.

Além do aumento da idade para a aposentadoria, tem ainda mudança no tempo de contribuição. Apesar de estar valendo desde 2019, o assunto ainda hoje é motivo de muito questionamento.

De acordo com a opinião de muitos brasileiros, a mudança na regra de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou o sonho de se aposentar ainda mais distante.

Idade para aposentadoria

Isso porque as regras de transição traz correções ano a ano. Em todos os casos a exigência é de pelo menos 15 anos de contribuição. Ou seja, um total de 180 meses.

O período vale tanto para homens quanto para mulheres. Mas, no caso delas é preciso acrescentar mais seis meses por ano.

Dessa forma, a idade mínima para a mulher se aposentar em 2023 será de 62 anos. Já no caso dos homens a idade mínima fica em 65 anos.

Aposentadoria por contribuição

Apesar de a Reforma da Previdência ter acabado com a chamada aposentadoria por tempo de contribuição, para algumas pessoas ela ainda é possível.

Dessa forma, vale para quem estava perto de se aposentar. Assim, a pessoa entra nos requisitos para as regras de transição. Uma forma de garantir os direitos de alguns brasileiros.

Assim, é necessário 30 anos de contribuição e 57 e seis meses de idade para mulheres. Para os homens, 35 de contribuição e 62 anos e seis meses de idade.

Depois da reforma é exigida uma pontuação mínima. De acordo com as regras do INSS, é feita a soma do tempo de contribuição com a idade do contribuinte.

Pelos cálculos, cada ano de contribuição vale um ponto. A mesma pontuação vale para a idade. Com isso, os pontos exigidos são 89 para mulheres e 99 pontos para os homens.

(Capitalist)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *