GERALSÃO CARLOS

Monumentos vandalizados começam a ser restaurados em São Carlos

Foto: Ivan Lucas | Jornal Primeira Página e Rádio São Carlos

Na manhã desta quarta-feira (16), equipes iniciaram a limpeza da estátua do Conde do Pinhal, localizada na Rua Conde do Pinhal, região central de São Carlos. O monumento, que homenageia Antônio Carlos de Arruda Botelho, estava há 72 dias coberto por pichações feitas no dia 4 de maio deste ano.

Além da estátua, outros pontos da cidade, como prédios públicos, ônibus e até semáforos, também foram alvo de atos de vandalismo. A operação de limpeza está sendo realizada por uma empresa contratada pela prefeitura, com os custos pagos através dos impostos dos moradores.

No dia 19 de maio, a Polícia Civil identificou o autor das pichações: Nickolas Peixoto, de 23 anos, mestrando em física na Unicamp. Ele confessou ter pichado diversos locais, incluindo a tábua dos Dez Mandamentos na Praça Santa Cruz. Apesar da confissão, o jovem ainda aguarda julgamento.

O trabalho de recuperação dos espaços públicos é demorado e caro, levantando uma questão: quem paga a conta? A resposta é direta — a população. Enquanto a Justiça não define a punição para o responsável, a cidade segue apagando as marcas do vandalismo às custas do dinheiro público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger