Obras de terceiras faixas na Washington Luís começam nesta segunda-feira, em São Carlos
A partir desta segunda-feira (14), motoristas que trafegam pela Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos (SP), devem ficar atentos às mudanças no trânsito devido ao início das obras de implantação de terceiras faixas. A intervenção será realizada pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista, que administra a rodovia.
A primeira etapa da obra começa no quilômetro 242+500m, na região do Jardim Embaré, e seguirá até o km 227+800m, próximo ao trevo de acesso a Descalvado. Neste período inicial, entre os dias 14 de abril e 9 de maio, serão instaladas barreiras rígidas de concreto do tipo New Jersey entre os quilômetros 240+400 e 238+500, para permitir a execução dos trabalhos no canteiro central.
Para a instalação das barreiras, será necessária a interdição da faixa 1, à esquerda do fluxo de veículos. A concessionária também informou que, entre os dias 17 e 22 de abril, durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, as obras serão temporariamente suspensas a partir das 12h da quinta-feira (17), para garantir maior fluidez no trânsito.
As interdições ocorrerão durante o dia: de segunda a quinta-feira, das 6h às 17h, e às sextas-feiras, das 6h às 16h. O cronograma poderá ser alterado conforme as condições do tempo e necessidades técnicas, e as atualizações serão divulgadas no perfil oficial da empresa no Instagram: @ecoviasnoroeste.
Com investimento superior a R$ 150 milhões, o projeto prevê a construção de 19,2 quilômetros de terceiras faixas – 10 km no sentido capital-interior (pista norte) e 9 km no sentido contrário (pista sul). A maioria será implantada no canteiro central, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027.
Além disso, serão construídos 3,1 quilômetros de vias marginais, 3,9 km de ciclovias e duas novas passarelas para pedestres nos bairros Jardim Tangará e Jardim Paulistano. Também estão previstas melhorias em rotatórias, alargamento de pontes e viadutos, além da criação de uma Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) no km 252, em Ibaté.