Outubro verde: secretaria de saúde realiza capacitação sobre sífilis
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio Departamento de Vigilância em Saúde, do Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC), realiza nos dias 23 e 24 de outubro, das 14h às 16h, no auditório do Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, 1.575, no centro, uma capacitação sobre sífilis que será ministrada por
Cíntia Martins Ruggiero, Monika Wernet, Carolina Zenatti Toniolo e Daniel Litardi.
A programação faz parte do Outubro Verde, mês de Conscientização ao Combate à Sífilis, infecção sexualmente transmissível, que acomete adultos, gestantes e recém nascidos, e hoje é considerado um grande desafio de saúde pública mundial. Outubro é um mês de dedicação à conscientização ao combate dessa doença.
De acordo com Denise Martins Gomide, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a ideia é mobilizar os profissionais de saúde e gestores para fortalecer ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
“As orientações fazem parte da campanha de conscientização sobre a sífilis com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento em momento oportuno evitando complicações, uma vez que os números de sífilis no país e no mundo são alarmantes. Uma das principais complicações é a transmissão da gestante para o feto, quando não tratada ou tratada inadequadamente”, afirma a diretora.
Cíntia Martins Ruggiero, supervisora do CAIC, lembra que a detecção precoce é essencial, pois a doença é tratável com antibióticos, especialmente nos estágios iniciais e a forma mais segura de prevenir a sífilis é o uso de preservativos durante todas as relações sexuais.
“A sífilis é uma infecção prevenível, tratável e curável. O desafio é garantir o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, especialmente entre gestantes durante o pré-natal. Os dados mostram que estamos avançando e que o trabalho conjunto está salvando vidas”, disse Leandro Pilha, secretário municipal de Saúde.
No ano de 2024 em São Carlos, tivemos 342 casos de sífilis adquirida, 131 de sífilis gestante e 40 de sífilis congênita. Já em 2025 ( até o dia 19/09), tivemos 271 casos de sífilis adquirida, 81 casos de sífilis em gestantes e 15 casos de sífilis congênita. A faixa etária mais acometida é entre 20 a 29 anos, seguida da faixa entre 30 a 39 anos. Em relação à escolaridade, a predominância é de pessoas com o ensino médio completo, observado desde 2021 a 2025. Os homens são a maioria (64,5%) e as mulheres a minoria (35,5%). Sobre a cor, a maioria é branca (55,2%).
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o teste rápido de sífilis está disponível para todas as pessoas nas unidades de saúde e no CAIC e a leitura do resultado acontece em, no máximo, 30 minutos.
O CAIC está localizado na avenida São Carlos, nº 3392 (esquina com a Rua José de Alencar), no bairro Tijuco Preto. O horário de funcionamento é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.