Petrobras reduz o valor da gasolina e do diesel nas refinarias
R7
No caso da gasolina, é o menor nível desde fevereiro. O preço médio do diesel caiu 3,84% e o da gasolina em 4,42% nas refinarias
A Petrobras reduzirá o preço médio do diesel em 3,84% e o da gasolina em 4,42% em suas refinarias a partir de terça-feira, informou a estatal em seu site nesta segunda-feira.
Com o novo reajuste, o valor médio do diesel recua para 2,0649 reais por litro, enquanto o preço médio da gasolina cai para 1,6817 real por litro.
A nova alteração no preço do diesel vem exatamente uma semana após uma alta de 3,9% no valor do combustível nas refinarias, que havia empurrado o preço para 2,1474 reais/litro.
Já a gasolina tem seu primeiro reajuste desde 11 de junho, quando os preços médios caíram 3,03%. Agora, o combustível atinge seu menor valor nas refinarias desde 28 de fevereiro, quando era cotado a 1,6538 real por litro.
Os reajustes nos preços dos combustíveis pela Petrobras são alinhados ao mercado internacional do petróleo, seguindo os valores do petróleo Brent, que caíram 3,3% na última semana, e ao câmbio.
O repasse dos ajustes nas refinarias para os consumidores finais nos postos de combustíveis dependerá de diversos fatores, como tributos, margens de distribuição e revenda, e mistura obrigatória de biodiesel em ambos os combustíveis.
- Com a alta nas bombas de combustíveis, abastecer o veículo com gasolina aditivada parece algo ainda mais distante da realidade de muitos motoristas brasileiros. Porém, a opção deve ser considerada, já que o uso frequente do combustível evita falhas e proporciona maior durabilidade às peças. “Motores protegidos da sujeira e com menos atrito precisam ir menos à oficina. O motorista certamente vai economizar com a manutenção do carro. A grande maioria das pessoas não considera o combustível utilizado como parte da manutenção do carro. Portanto, combustível é, sim, parte da manutenção do carro. E, juntamente com óleo e filtros, são os itens de menor impacto financeiro quando o assunto é manutenção”, explica o consultor Olívio Netto, da ON Consultoria Automotiva. Veja agora os principais mitos e verdades sobre a gasolina aditivada .