GERALIBATÉ

Polêmica em Ibaté: Apreensão de veículo gera indignação nas redes sociais, Vice-prefeito critica apreensões

O município de Ibaté, foi palco de uma polêmica que acendeu debates nas redes sociais na madrugada do último sábado para domingo (20/04), o que gerou questionamentos sobre de alguns munícipes sobre os critérios adotados pelas forças de segurança em fiscalizações de trânsito. Tudo começou quando Vinícius, um morador da cidade, teve seu veículo apreendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Policia Militar (ROCAM), o morador alega que toda a documentação do veículo está regularizada.

A Abordagem

Vinícius relatou que foi parado na rua Santa Iria, em frente à base da GCM, onde entregou prontamente os documentos do carro e sua habilitação, ambos em ordem. Durante a abordagem, os agentes da GCM questionaram se o veículo era rebaixado e se essa modificação estava registrada no documento. Ao comprovar que sim, com o CRLV devidamente atualizado, a GCM solicitou a Polícia Militar através da ROCAM, para auxiliar na fiscalização do veículo.

A Polícia Militar relatou que o carro estaria fora dos padrões por conta de um suposto problema identificado em um “teste de esterçamento” O dono do veículo relatou que: “O carro não pegava em nada e está aprovado e documentado. Mesmo assim, disseram que foi reprovado e Guincharam”, explicou Vinícius.

Entenda o “Esterçamento”

A questão técnica que levantou a apreensão refere-se ao “esterçamento”, que ocorre quando o veículo, ao fazer curvas, perde aderência nas rodas dianteiras, resultando em subesterço. Apesar de a explicação ser válida em situações de risco, Vinícius questiona a aplicação do critério de forma “visual” sem um teste técnico mais preciso.

Indignação Popular

A notícia rapidamente se espalhou través de um vídeo postado pelo dono do carro no Facebook, , onde diversos moradores expressaram insatisfação com a fiscalização, principalmente pelo fato de o veículo estar legalizado. Comentários dominaram as discussões. No momento em que esta matéria foi escrita, a postagem sobre o ocorrido já contava com 205 comentários, 214 curtidas e 189 compartilhamentos.

Link da postagem:

https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=2294501260946245&id=100011591790497&mibextid=wwXIfr&rdid=XeQE899TqG9bIm1y#

Posicionamento do vice-prefeito de Ibaté/comentário Facebook

É meu amigo, eu tbm fico indignado com esses tipos de multas e apreensões e não estou concordando com essas apreensões não, ainda mais prendendo carros e multando trabalhadores, só pra deixar bem claro que a polícia militar é subordinada ao estado e não ao município, mas na terça feira vou atrás saber certinho o porque de tantas apreensões e multas que a polícia ta dando, sabemos que a polícia tem que fazer a segurança do município e do trânsito da cidade, acho que deve ter apreensão sim, mas quando o condutor faz algo errado dentro da lei de trânsito, tinha dado uma parada e voltaram as reclamações dos policiais estarem aprendendo carros legalizados como nessa postagem, na terça feira vou até a delegacia falar com comandante(PM) porque voltou a ter muitas reclamações nesse sentido acima que citei e não podemos aceitar, por isso vamos fiscalizar, sei que não podemos interferir no trabalho deles mais tbm não podemos aceitar vir aqui e ficar só multando trabalhador .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger