GERALSÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos entrega tablets para ampliar a digitalização da fiscalização

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, entregou nesta segunda-feira (13/10), 15 tablets com maleta de couro para laptop aos fiscais de Serviços Públicos do Departamento de Fiscalização. Segundo a Prefeitura, a ação integra o Programa Aprova e faz parte do processo de modernização das atividades, com a substituição gradual de procedimentos manuais por fluxos eletrônicos.
De acordo com a Prefeitura, o investimento foi de R$ 52 mil, com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. Os equipamentos permitirão que os agentes façam registros, consultas e outros procedimentos diretamente em campo, o que deve reduzir o tempo de resposta e o retrabalho administrativo.
Conforme o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, a digitalização amplia a rastreabilidade, padroniza os procedimentos e diminui o uso de papel e a redigitação de informações. Rodolfo informa ainda que a medida deve dar mais agilidade ao atendimento de denúncias sobre obras irregulares, terrenos baldios, imóveis abandonados, mato alto, descarte irregular, poluição sonora, remoção e poda irregular de árvores, comércio irregular, ocupação indevida de calçadas e invasão de áreas verdes. Também alcança vistorias de regularização e certificados de habite-se.
“A principal vantagem é a rapidez no atendimento ao contribuinte. O processo era todo manual e exigia que o fiscal fizesse a vistoria e retornasse à base para complementar as informações. Com os tablets, tudo passa a ser resolvido no local”, ressalta Penela.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Muller, destacou que a iniciativa faz parte do fortalecimento da gestão pública promovido pela atual administração. Segundo ele, a digitalização representa o início de uma mudança nos procedimentos da Secretaria e, além de agilizar o trabalho em campo, permitirá alimentar um banco de dados com informações que poderão ser usadas em futuras ações de fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger