GERALSÃO CARLOS

Saae garante recursos do Fehidro para novo Ecoponto e recuperação de córregos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) foi contemplado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para a execução de importantes projetos voltados à gestão sustentável de resíduos sólidos e à preservação dos recursos hídricos no município.
Entre as iniciativas aprovadas estão os projetos de Implantação de Ecoponto no Residencial Itamarati e de Serviços de Limpeza, Desobstrução, Desassoreamento de Córregos e Recomposição de Taludes na Bacia do Córrego Santa Maria do Leme, que integram as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ).

IMPACTO AMBIENTAL – O projeto aprovado de resíduos sólidos consiste na implantação de um Ecoponto no cruzamento das ruas Bruno Lazarini e Cidade Shibata, em uma área considerada estratégica para a proteção ambiental. A localização é considerada de grande relevância ambiental, por situar-se em uma região próxima a importantes cursos d’água, como o Córrego São Rafael, o Córrego do Monjolinho e o Córrego Ponte de Tábua. O Ecoponto atuará como barreira física para coibir o descarte irregular de resíduos em uma região ambientalmente sensível.
Os serviços de limpeza, desobstrução, desassoreamento e recomposição de taludes na bacia do Córrego Santa Maria do Leme têm como objetivos principais proteger os corpos hídricos, por meio da recuperação das margens e da eliminação de processos erosivos, possibilitando o adequado desenvolvimento da mata ciliar e prevenindo o assoreamento do leito. Os trechos contemplados com os serviços foram definidos a partir de vistorias técnicas realizadas pela Gerência de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE, além de demandas oriundas de inquéritos do Ministério Público do Estado de São Paulo.

OBJETIVOS – As intervenções visam restaurar a capacidade de drenagem dos cursos d’água, garantindo o escoamento eficiente das águas pluviais e contribuindo diretamente para a prevenção de inundações em áreas urbanas densamente ocupadas. Outro objetivo fundamental é a melhoria da qualidade da água, com a remoção de resíduos sólidos, lixo e material orgânico acumulado, reduzindo o risco de doenças de veiculação hídrica e beneficiando a fauna e a flora aquáticas.
“Além disso, espera-se aprimorar a estética e a qualidade dos espaços urbanos, integrando rios e córregos ao ambiente da cidade, tornando-os mais agradáveis, sustentáveis e atrativos, com reflexos diretos na qualidade de vida da população. As obras também contribuirão para garantir a segurança das infraestruturas urbanas, protegendo pontes, vias públicas e sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário contra danos provocados por erosão e obstruções nos leitos dos córregos”, salientou o presidente do SAAE, Derike Contri.
BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO – O novo Ecoponto beneficiará diretamente cerca de 35 mil moradores do Residencial Itamarati e bairros adjacentes, recebendo resíduos recicláveis, volumosos e restos de poda, evitando o descarte irregular em Áreas de Preservação Permanente (APPs). O projeto prevê, ainda, parcerias com cooperativas de coleta seletiva, fortalecendo a economia circular e promovendo a inclusão socioeconômica de catadores.
Já os serviços de recuperação dos córregos beneficiarão diretamente aproximadamente 20 mil moradores dos bairros Jardim Bandeirantes, Jardim Centenário, Jardim Santa Paula, Parque Santa Marta, Jardim Nova Santa Paula, Jardim Acapulco e Parque Santa Elisa, contribuindo para a redução de riscos ambientais e a melhoria da qualidade de vida da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FbMessenger