Saae interliga sistemas de abastecimento e amplia oferta de água na região do Santa Felícia
Obra conecta centros de produção dos bairros Jardins do Porto e Terra Nova, aumentando a capacidade de distribuição e a flexibilidade operacional do sistema.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, no último dia 2 de março, a interligação entre os centros de produção, reservação e distribuição do bairro Jardins do Porto ao Terra Nova. A intervenção tem como objetivo ampliar a oferta de água e aumentar a flexibilidade operacional do sistema de abastecimento na região.
OBRAS DE INTERLIGAÇÃO – O poço do Jardins do Porto foi construído como contrapartida para atender aos empreendimentos do entorno e atualmente opera com uma bomba que produz cerca de 30 m³/h. No entanto, o poço possui capacidade nominal de produção de aproximadamente 200 m³/h.
Os trabalhos começaram com a construção de uma nova prumada no reservatório, além das interligações entre as adutoras existentes e da substituição da bomba por um equipamento de maior capacidade, etapa que se encontra em fase final de execução.
REFORÇO NO ABASTECIMENTO – Com a conclusão da obra, o sistema poderá auxiliar no abastecimento dos bairros Santa Angelina e encaminhar água ao centro de reservação e distribuição do Jardim Ipanema, por meio de manobras nas redes. Esse centro é responsável pelo abastecimento dos bairros Quebec, Montreal e Residencial Eldorado. A interligação também permitirá, quando necessário, reforçar o abastecimento dos bairros Terra Nova, Moradas I, II e III, Residencial Flamboyant e Jardim Araucárias.
Atualmente, essas regiões são abastecidas pelos poços do São Carlos III e Terra Nova. Com a nova interligação, haverá maior oferta de água no sistema de distribuição, beneficiando toda a macrorregião do Santa Felícia.
“O SAAE tem realizado de forma contínua intervenções nas redes de distribuição do município com o objetivo de aprimorar o sistema de abastecimento. A interligação entre os centros de produção de água permite maior flexibilidade operacional, possibilitando a transferência de água entre diferentes regiões da cidade durante manutenções preventivas ou corretivas, reduzindo impactos no abastecimento à população”, destacou o presidente do SAAE, Derike Contri.








“