São Carlos e Ibaté recebem ação do Detran que ensina crianças sobre segurança no trânsito
Programa começa nesta terça-feira (14) e vai até a quinta (16). Objetivo é compartilhar princípios básicos de segurança e convivência no trânsito com 1,3 mil alunos de 6 a 10 anos.
São Carlos e Ibaté (SP) recebem, a partir desta terça-feira (14), o Clube Bem-te-vi e o Teatro de Fantoches, que fazem parte de um programa do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Polícia Militar. As informações são do G1.
A ação ocorre até a quinta-feira (16) e tem como objetivo compartilhar princípios básicos de segurança e convivência no trânsito com 1,3 mil alunos de 6 a 10 anos de idade do ensino fundamental. A iniciativa também irá envolver 64 professores.
Veja a programação:
- Terça (14): as apresentações ocorrem durante a manhã e a tarde na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de São Carlos.
- Quarta (15): o programa segue para a cidade vizinha, Ibaté, onde será apresentado a alunos da Escola Municipal Alice Rossito Cervoni e Escola Municipal Antônio Deval.
- Quinta (16): a apresentação ocorre nos dois períodos na Escola Municipal Vera Helena Trinta Pulcinelli.
Clube do Bem-te-vi
Criado há 33 anos pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, o Clube do Bem-te-vi ensina às crianças noções básicas de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, andar de bicicleta, uso de capacete, de cinto de segurança, de cadeirinha para transporte de crianças, além das precauções necessárias ao utilizar o celular ao caminhar pelas ruas.
O programa é desenvolvido por meio de palestras ministradas por agentes da Polícia Militar, com duração aproximada de 50 minutos.
Durante a ação, os policiais militares compartilham os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais de forma lúdica, por meio de brincadeiras que auxiliam na fixação do tema abordado, envolvendo alunos e professores. As crianças participam ativamente, apresentando suas dúvidas e curiosidades.
Os alunos também recebem cartilhas educativas com as principais orientações abordadas. Também são entregues uma Carteira de Habilitação Mirim e um Talão de Multas Mirim, para que as crianças conscientizem os adultos sobre os cuidados que devem ter consigo e com os outros cidadãos quando estiverem utilizando as vias públicas como condutores, pedestres, ciclistas ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã.





























































“