GERAL

São Paulo já contabiliza mais de 50 mil casos de dengue e 57 de gripe grave, diz Secretaria da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, pico de coronavírus coincidirá com epidemias das doenças no Brasil.

O estado de São Paulo já contabiliza 52.800 casos confirmados de dengue e 57 de gripe grave em 2020, de acordo com a secretaria de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o pico de coronavírus coincidirá com as epidemias de dengue e de gripe no Brasil.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, já foram confirmadas 19 mortes por dengue neste ano em São Paulo. O governo alerta ainda que circula um tipo dois do vírus, então, mesmo aqueles que já tiveram dengue podem pegar a doença novamente.

Ainda, segundo a pasta, sobre a gripe grave, que evolui para síndrome respiratória aguda grave, já foram contabilizados 57 casos e uma morte este ano. Com relação ao sarampo, 481 pessoas já foram contaminadas e uma criança morreu em 2020 no estado de São Paulo.

Vacina contra gripe

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) na cidade de São Paulo começou no dia 23 de março, para os grupos prioritários. Segundo a Prefeitura de São Paulo, as vacinas estão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Até o momento, dois milhões e 300 mil pessoas já se vacinaram desde o início da campanha no estado.

Nesta primeira etapa, serão imunizadas todas as pessoas com idade a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

A partir do dia 30 de março serão vacinados os agentes da Segurança Pública que atuam no estado de São Paulo. No dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Algumas Unidades Básicas de Saúde fazem esquema especial para o público de risco do coronavírus, algumas oferecem o serviço em esquema de ‘drive-thru’.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *