Tarcísio de Freitas proíbe exigência de comprovante de vacina contra Covid-19 em SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), promulgou a lei n. 17.629, que proíbe a exigência de comprovante de vacinação contra Covid-19 para acesso a locais públicos e privados no Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (15). As informações são do portal Carta Capital.
O projeto de lei (668/2021) é de autoria de um grupo de parlamentares. Entre eles, estão Janaina Paschoal (PSL), Delegado Olim (PP), Altair Moraes (Republicanos), Castello Branco (PSL) e Valeria Bolsonaro (PRTB), entre outros.
Com a entrada em vigor da nova legislação, ninguém poderá ser impedido de acessar qualquer lugar em razão da não apresentação do comprovante de vacinação. Até então, eventos fechados, como shows, exigiam o comprovante. Na capital paulista, por exemplo o uso de máscara ainda permanece obrigatório nos transportes públicos
Tarcísio de Freitas vetou sete artigos do projeto de lei original. Assim, a exigência do esquema vacinal completo permanece válida para profissionais de saúde, trabalhadores em instituições para idosos, profissionais que tenham contato com crianças portadores de doenças crônicas e mulheres grávidas, por exemplo.
A nova lei, entretanto, não detalha como seria o funcionamento do controle do pedido de comprovante vacinal para os profissionais.