Vacinas contra crack, cocaína e Covid-19 produzidas pela UFMG são finalistas de prêmio de inovação na saúde

SpiN-TEC e Calixcoca estão entre 12 projetos finalistas que concorrem ao prêmio de 500 mil euros.

As vacinas produzidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para combate a Covid-19 e dependência química de usuários de crack e cocaína são finalistas do 2º Prêmio Euro Inovação na Saúde e disputam o prêmio de 500 mil euros.

SpiN-TEC e Calixcoca, estão entre 12 projetos finalistas, do Brasil e Uruguai que concorrem ao prêmio. Os imunizantes estão entre os vencedores da primeira etapa do evento.

Sobre as vacinas

💉A SpiN-Tec, foi a primeira vacina 100% brasileira contra o Coronavírus, desenvolvida pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e lançada em novembro de 2022.

💉A vacina estimula a imunidade celular, gerando uma proteção mais prolongada contra partes do vírus que não variam muito.

💉Os testes em humanos foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro do ano passado. Nos estudos pré-clínicos, feitos em animais, a vacina não gerou efeitos colaterais adversos e demonstrou capacidade de produção de anticorpos. Os exames comprovaram também que o imunizante é eficaz contra diferentes variantes do vírus.

💉A Calixcoca, é uma vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack, foi produzida pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina. Segundo os pesquisadores, a substância química possibilita que os pacientes com dependência possam se reinserir socialmente.

💉De acordo com a UFMG, a iniciativa da Calixcoca já passou pela fase de testes pré-clínicos. Agora, a equipe busca financiamento para avançar à etapa de testes em humanos. Em julho deste ano, o governo de Minas Gerais anunciou a liberação de R$ 10 milhões para investimento dos estudos.

O que é o prêmio?

O Prêmio Euro Inovação na Saúde tem como objetivo reconhecer e premiar avanços da área médica e incentiva o desenvolvimento de novos projetos. O evento está em sua segunda edição no Brasil e, é a primeira vez que abrange os 16 países da América Latina. A disputa terá três vencedores em quatro categorias diferentes.

Categorias

As duas iniciativas já garantiram um prêmio de 50 mil euros, após serem escolhidas em suas categorias. Calixcoca foi uma das selecionadas na categoria Inovação tecnológica aplicada à saúde. Já a SpiNTec foi uma das vencedoras na categoria Inovação em terapias.

A disputa agora é com outros 11 projetos selecionados, para categoria Destaque, que premiará o vencedor com 500 mil euros.

Como votar?

Os profissionais com registro em conselho regional e federal de medicina nos países que participam da disputa, podem votar no site até dia 3 de setembro. As informações são do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *