Advogado acredita na libertação do ex-presidente Lula no dia 25
Cristiano Zanin acredita que Celso de Mello formará maioria e em possível reversão de votos para HC que questiona atuação de Moro
O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, disse ao R7 Planalto que acredita que a segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) acate o habeas corpus do ex-presidente Lula no dia 25.
A expectativa do advogado é que o ministro Celso de Mello conceda o voto de maioria. Ele acompanharia os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes em favor da libertação. Zanin conta ainda com a possível reversão de votos tanto da ministra Cármen Lúcia quanto do ministro Edson Fachin, que poderiam mudar de entendimento após os vazamentos das conversas entre Moro e Dallagnol. A segunda turma é composta pelos cinco ministros e três votos são suficientes para uma decisão.
O pedido de liberdade do ex-presidente Lula que será julgado no dia 25 pela turma aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro. No pedido, a defesa do ex-presidente questiona a atuação de Moro no processo que resultou na condenação de Lula, do tríplex do Guarujá. O pedido foi apresentado ainda no ano passado, após Moro aceitar o convite de Bolsonaro para o ministério.
O julgamento começou em dezembro, mas foi interrompido por um pedido de vista de Gilmar Mendes. Até aquele momento, dois votos, de Cármen Lúcia e Fachin, eram contrários à liberdade.
Lula está preso desde abril do ano passado após ter a condenação de Moro referendada pela segunda instância. Em abril, o STJ também manteve a condenação, mas reduziu a pena. (R7)