EDUCAÇÃO: Escola Municipal de Ibaté desenvolve Projeto Leitura

O mês de setembro começou em grande estilo na Escola Municipal “Julio
Benedicto Mendes”, em Ibaté, com o Projeto Leitura. Preocupada em formar
bons leitores, a unidade de ensino deu continuidade com o projeto que
tem o intuito de tornar a leitura um momento prazeroso para seus alunos,
já que ela possui uma função de extrema importância no
ensino/aprendizagem, uma vez que a partir do desenvolvimento da sua
competência o aluno tornar-se proficiente em todas as disciplinas.
O diretor da escola, Alexandre Moraes Gaspar, contou que o projeto tem
objetivo de incentivar a leitura, oferecendo espaços diferenciados e
lúdicos. “Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através
de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que
possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o
próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem
bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e
que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos,
dentre outros. Conversamos com os docentes no início do ano letivo a
respeito de alguns projetos, sendo um deles o de leitura, já que
infelizmente com o avanço das tecnologias, cada vez menos as pessoas
interessam-se pela leitura. Sendo assim, um dos nossos desafios é fazer
que ela seja um hábito, transformando-se em algo prazeroso”, relatou.
Para a coordenadora Rosangela Aparecida Silva da Cruz, a realidade vem
afastando cada vez mais as crianças do ato de ler. “Aspectos como
computadores, videogames e TV têm ocasionado pouco interesse pela
leitura. Através dela o ser humano consegue transportar-se para o
desconhecido, explorando e decifrando os sentimentos e emoções que o
cercam. O hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de
texto, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato
de haver pouca leitura, por isso o objetivo da nossa Unidade de Ensino é
propiciar aos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela
leitura, o amor ao livro e criar condições para que tais atividades se
desenvolvam de modo eficiente e produtivo”, observou.
No período da manhã, as turmas do 3º Ano A, da professora Elizandra
Aparecida Luiz, e 3º Ano B, da professora Joice Mendes Risso, fizeram
uma apresentação sobre o Folclore, finalizando as atividades que foram
desenvolvidas sobre o tema no mês de agosto.
Já no período da tarde, os alunos da professora Daniela Graziela da
Silva, do 3º Ano C, apresentaram o gênero literatura de cordel “O
Coronel e o Lobisomem”, enquanto os alunos do 3º Ano D, da professora
Marlene Aparecida Aleixo, fizeram uma apresentação do conto de fadas “A
Bela e a Fera”.
Segundo o diretor, é necessário que a escola não seja encarada como um
espaço estático e frio. Ela deve ser reinventada a cada dia e
ressignificada de acordo com as necessidades, limitações e
potencialidades dos alunos.  “O ambiente escolar precisa ser dinâmico e
constantemente atualizado, um espaço de troca, interação e construção de
conhecimento, de modo que os estudantes tenham prazer em estar nela. A
leitura precisa se tornar um hábito, e para isso é preciso que ela faça
parte da rotina. Em meio a tantas distrações competindo com a leitura,
não é mais possível um professor conseguir resultados com um simples
convite. Exige-se muito mais que isso, principalmente quando levamos em
consideração que a criança busca realizar atividades atrativas e
prazerosas. Nossos professores são comprometidos com a formação dos
alunos, proporcionando um aprendizado de forma lúdica, estimulando a
reflexão sobre seus atos e atitudes, formando assim cidadãos
conscientes. Além do comprometimento e dedicação dos docentes em
oferecer um ensino de qualidade, não podemos esquecer de todos os
funcionários da Unidade de Ensino, que também contribuem na formação dos
alunos fora da sala de aula”, apontou Gaspar.
O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) ressaltou a importância do projeto
e parabenizou toda equipe escolar. “O hábito da leitura deve ser
estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno
que ler é algo importante, e acima de tudo prazeroso. Uma leitura
realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a
linguagem das crianças. Estimulando a leitura faremos com que nossos
alunos compreendam melhor o que estão aprendendo e o que acontece no
mundo em geral, dando a eles um horizonte novo. Parabéns a direção,
coordenação e professores da Unidade de Ensino pelo excelente trabalho
que desenvolvem com nossos alunos”, finalizou o chefe do Executivo.

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