Onda de calor deve diminuir em fevereiro, prevê Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

As ondas de calor registradas neste verão devem arrefecer em fevereiro. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo técnicos do órgão, os fatores que levaram à elevação da temperatura no mês passado, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, perderão influência e as próximas semanas devem ser marcadas por temperaturas altas, mas dentro das médias históricas.Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o tempo quente no Sudeste é consequência do bloqueio da frente fria que vinha do Sul e que normalmente provocava chuvas na região. Entretanto, esse bloqueio tende a perder força neste fim de semana, facilitando as chuvas e, consequentemente, temperaturas mais amenas.Nesta semana, o Rio de Janeiro chegou a bater mais de 40ºC, com sensação térmica de 46ºC. O mês de janeiro foi recorde em temperaturas elevadas na capital fluminense e no estado do Rio de Janeiro, com média de 37,4ºC, superando as médias máximas encontradas em janeiro de 1984 (36,4ºC) e de 2014 (36,7ºC), que eram as mais altas até hoje. No estado do Rio de Janeiro, as médias de temperatura máxima no primeiro mês do ano foram observadas em Santa Cruz e Seropédica (37,4ºC), Rio Bonito (37,3ºC) e Realengo (37,2ºC). Em todos esses lugares, a média ficou em torno de quatro pontos acima do esperado.Em Brasília, por exemplo, janeiro foi o terceiro mês com menos chuva desde o início da medição, em 1961, logo após a criação da cidade, segundo dados do Inmet. A média foi de 74,3 milímetros, menos da metade do ano anterior, quando ficou em 150,6 milímetros. O índice foi apenas 18% do registrado em 2016, que ficou em 400 milímetros.Já no tocante à temperatura, a máxima de janeiro na capital federal foi de 31,4ºC. O registro foi maior do que o ano anterior (30,9ºC), mas um pouco inferior a 2017, quando a máxima chegou a 32,2ºC. Na temperatura média, a comparação entre os anos também mostra grande calor em janeiro de 2019, mas ainda abaixo da média de 2017.

Consumo de bebidas

Em janeiro, as condições climáticas levaram os consumidores a bater recordes de uso de energia em quatro vezes dentro de duas semanas, segundo o Sistema Interligado Nacional (SIM) .As altas temperaturas também foram percebidas por impactos na economia, como no aumento do consumo de bebidas.Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revela que a aposta de vendas para o verão, no setor de bebidas, é de aumento de 12,9% para a cerveja. Em seguida, aparecem refrigerantes, com crescimento das vendas no período de 12,7%, acompanhada por água mineral, com 12,6%; chá líquido (12,4 %); espumante (11,9%); suco (10,9%); e água de coco (10%).A pesquisa foi realizada entre os dias 4 de setembro e 5 de outubro de 2018, com participação de 102 empresas de todo o país. Para o verão de 2019, 48% dos supermercadistas apostam em estabilidade nas vendas, enquanto 45% projetam vendas maiores e 7% preveem queda.

Notícia falsa

As temperaturas elevadas foram aproveitadas para a disseminação de desinformação. Mensagens circularam alegando que em fevereiro haveria uma forte onda de calor. Com base nas previsões do órgão de amenização das sensações térmicas, o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou uma nota esclarecendo que esses conteúdos não têm base.Segundo o órgão, o texto veiculado recentemente nas redes sociais “não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”.Fonte:agenciabrasil.ebc

Comentários

Mais Vistos da Semana

Imagem

MULHER É ESTUPRADA E DEIXADA INCONSCIENTE EM AMÉRICO.

imagem ilustrativa

No último sábado (02), uma mulher foi estuprada e ficou desacordada no Bairro Ponte Alta em Américo Brasiliense.

Segundo informações, a vítima teria sido encontrada abandonada inconsciente na calçada e uma testemunha teria testemunhado todo o crime, e pedido apoio da Polícia Militar.

Várias viaturas da Polícia Militar realizaram buscas e capturaram o acusado, que confessou ter feito sexo anal e vaginal a mulher.

O SAMU foi acionado, encaminhou a mulher para Gota de Leite, onde ela passará por diversos exames.

O homem foi preso, e ficara à disposição da justiça;.

Imagem

URGENTE- PRESO DA PENITENCIÁRIA DE ARARAQUARA FOGE

Foto reprodução

Na tarde desta terça-feira (29), um detento da Penitenciária de Araraquara fugiu no momento que estava prestando serviços na unidade.

Segundo informações, o detento Ronaldo Fernando do Santos de 50 anos, mais conhecido como ”Roni” estava realizando limpeza no bairro Jardim Morumbi e acabou fugindo do local.

Ronaldo estava participando de um projeto de ressocialização, onde acontece entre a Prefeitura Municipal de Araraquara e a penitenciária.

Quem tiver qualquer informações devem ligar 190 na Polícia Militar ou disque denúncia 181.

Imagem

FAMILIARES DE IBITINGA PERDEM SOBRINHO EM DESCARGA ELÉTRICA NO PARANÁ

Marcos Vinicius Pereira de Sales, de dois anos, morreu na manhã desta quinta-feira (31), após sofrer uma descarga elétrica depois do banho na tarde desta quarta-feira (30), em Maringá, no noroeste do Paraná. Parte dos familiares da criança são da cidade de Ibitinga SP, e lamentaram o ocorrido. Após sair do banho, a criança teria saido molhada andando pela casa quando acabou pisando em uma extensão que estava ligada na tomada. No momento do incidente, ele gritou pela mãe, que logo desconfiou do choque e desligou a chave do disjuntor da propriedade. Na sequência, Marcos Vinicius foi levado incosciente até o pronto atendimento do Hospital Bom Samaritano, onde recebeu atendimento e foi reanimado por uma equipe de médicos do local.Após restabelecer a respiração do menor, ele foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Na manhã desta quinta-feira, a criança não resistiu após ter uma parada cardíaca e veio a óbito no hospital.

Imagem

Detento mata companheira durante visita íntima no interior de SP

Um presidiário que cumpre pena por roubo no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí matou a sua companheira, uma jovem de 22 anos, durante a visita íntima neste domingo (27). Os dois estavam em cima de uma beliche quando iniciaram uma discussão e chegaram a cair. Neste instante Michel Denis Freitas desferiu vários chutes na cabeça e rosto de Nicolly Guimarães Sapucci. Com o rosto desfigurado a jovem foi socorrida e encaminhada ao Hospital São Vicente de Paula, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e depois liberados aos familiares que moram em Bragança Paulista. Michel foi autuado em flagrante por homicídio. 
Fonte: São Carlos Agora 

Imagem

HOSPITAL SÃO FRANCISCO INAUGURA NOVO HOSPITAL EM ARARAQUARA

Hospital São Francisco de Araraquara inaugura nova área 
A partir de 28 de janeiro de 2019, mais de 50 mil beneficiários da região poderão contar com UTI, Unidade de Cuidados Especiais, Centro Cirúrgico com capacidade para mais de 500 cirurgias ao mês, entre outros serviços Janeiro de 2019 – A São Francisco Saúde, que faz parte do São Francisco, um dos maiores grupos do segmento no país, está finalizando a reforma do Hospital São Francisco de Araraquara – antiga Beneficência Portuguesa. À partir do dia 28 de janeiro de 2019 os beneficiários poderão usar a nova área do hospital, que conta com melhorias na estrutura e liberação das áreas de internação. Nesta fase, os beneficiários terão acesso a dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dez leitos na Unidade de Cuidados Especiais para internação de pacientes com doenças crônicas e idosos e mais 22 leitos de internação. Além disso, serão entregues cinco salas cirúrgicas com capacidade para até 533 cirurgias ao mês – procediment…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *