Prefeitura realiza atividades para alertar sobre o câncer de mama

A Prefeitura de Ibaté realiza neste sábado, 21, através do Departamento Municipal de Saúde e do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), um dia especial com diversas atividades e objetivo de envolver e conscientizar o maior número de pessoas para a Campanha “Outubro Rosa”, dedicada aos cuidados e combate ao câncer de mama. As ações serão realizadas na Praça Central e no CRSM.

Na Praça Central, acontecerão diversas atividades, entre elas, momentos de beleza e um debate com importantes dicas e orientações, realizado pela equipe de saúde, como forma de auxiliar e orientar sobre o câncer de mama. O CRSM estará aberto para realização de exames de mamografia e, até mesmo, o Papanicolau.

A enfermeira da rede municipal de Saúde, Elaine Sartorelli, chama a atenção de todos de que o câncer de mama é sim, uma doença preocupante, mas que se diagnosticado precocemente, tem grande possibilidade de cura. “As mulheres precisam realizar o autoexame com frequência e se notarem alguma anomalia, é muito importante que procurem um médico, pois um número muito grande de mulheres vem sofrendo com essa doença. É essencial cuidarmos para que, caso ela apareça em nosso corpo, possamos receber o tratamento necessário o quanto antes”, alertou.

A enfermeira Graziele Farias de Almeida conta que as atividades realizadas servem como incentivo a todos, onde através do conhecimento e da orientação obtida, muitas mulheres irão ter cuidados mais minuciosos com o seu corpo. “Com essa campanha de conscientização, buscamos alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, contou.

OUTUBRO ROSA

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo, o laço cor de rosa.

O movimento começou a surgir em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente naquela cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba  e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *