Região-Criança de 11 anos morre com Covid-19 em Rio Claro

Segundo a Secretaria de Saúde, a criança foi vítima de Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P), associada ao coronavírus

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro (SP) registrou a primeira morte de uma criança por Covid-19 na última quinta-feira (17). Cidade ainda registrou mais dois óbitos e agora soma 128.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a criança de 11 anos foi vítima de Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P), associada à Covid-19. A síndrome é rara e ocorre de três a quatro semanas após a infecção pelo novo coronavírus em crianças maiores de cinco anos de idade e pode desencadear alterações cardíacas graves e óbito.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 71 casos de SIM-P e três mortes até julho. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no estado de São Paulo ainda não há dados consolidados a respeito de mortes por SIM-P e os casos estão em análise.

Morte de criança
Segundo a prefeitura, a criança que faleceu em Rio Claro foi assintomática para Covid-19. Quando a Síndrome Inflamatória se manifestou, foram coletadas amostras para exame que, após seu falecimento, confirmou que ela havia sido contaminada pelo coronavírus.

Desde o início da pandemia, Rio Claro registrou 47 casos de Covid-19 em crianças de 0 a 9 anos e 275 casos em pessoas na faixa dos 10 a 20 anos.
Além da morte da criança, foram registrados mais dois óbitos por Covid-19 no município nas últimas 24 horas, de um homem e mulher que não tiveram as idades divulgadas.

O boletim desta quinta-feira registra um total de 4.551 casos de coronavírus em Rio Claro, sendo que 10 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas. Há 38 pessoas hospitalizadas, dos quais, 14 estão em UTI.

*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *