Vacina de Oxford: veja o cronograma de produção da Fiocruz
Insumo para produção da vacina deve chegar ao Rio no dia 9 de janeiro e os primeiros 3,5 milhões de imunizantes deverão ser entregues ao Ministério da Saúde entre 8 e 16 de fevereiro.
Aposta do governo federal para iniciar a imunização no Brasil, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford deve ter o primeiro lote entregue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em fevereiro ao Ministério da Saúde.
A vacina ainda não começou a ser produzida e a Fiocruz, além do aval da Anvisa, aguarda a chegada de insumos para iniciar a produção – que será escalonada e ajustada ao longo do mês.
Na terça-feira (29), o Ministério da Saúde estimou que a vacinação no Brasil comece entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, a depender do registro na Anvisa. A vacina de Oxford/AstraZeneca é a única que o país comprou.
Resumo do cronograma:
- 9 de janeiro: Previsão de chegada do insumo para fabricação pela Fiocruz
- 15 de janeiro: Entrega da documentação final pela Fiocruz à Anvisa
- De 15 a 25 de janeiro: Prazo para análise pela Anvisa
- De 8 a 16 de fevereiro: Entrega do primeiro 1 milhão de vacinas aos Ministério da Saúde
Chegada de insumo
A Fiocruz também informou que, para começar a produzir a vacina, a instituição espera a chegada do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da Oxford/AstraZeneca. Segundo a fundação, está previsto que o item chegue no dia 9 de janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Zona Norte do Rio.
Assim que o item for entregue à fundação, a estimativa do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, é de que a entidade consiga produzir 30 milhões de doses até o final de fevereiro.
(G1)