Ex-cobrador de ônibus se forma em medicina na UnB aos 47 anos

Com 47 anos, Gilberto Arruda – um homem negro e ex-cobrador de ônibus no Distrito Federal vai realizar um sonho: receber o diploma de médico. Ele se forma na sexta-feira (24), pela Universidade de Brasília (UnB).

“Não foi uma jornada fácil, passei por muitas situações complicadas, racismo estrutural, um racismo mais velado, não tão explícito. Mas uma coisa eu agradeço, tive professores que me apoiaram, alguns amigos me apoiaram, a equipe da enfermagem, os técnicos”, conta Gilberto .

Morador de Ceilândia, Gilberto era cobrador de ônibus, até ser atropelado e quase perder o movimento das pernas. Mas o acidente foi também um ponto de virada para retomar o desejo de entrar para a universidade.

Em 2018, Gilberto ingressou na UnB e, desde então, inspira a família. Os filhos dele, Raquel, Radassa e Rafael chegam a pensar em seguir a nova carreira do pai no futuro. Radassa diz que seu sonho é ser médica legista.

“Eu tenho muito orgulho do meu pai. Ele também esteve comigo em muitas coisas que eu precisei e, pra mim, poder acompanhar ele nessa fase da vida dele é muito gratificante” , diz Radassa.

Por Isabella Melo, TV Globo/G1

Foto: Marcione Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *