Guarda Municipal de Ibaté intensifica fiscalização de uso do cerol
Durante o mês de julho, principalmente nos dias em que as crianças estiveram em recesso escolar, a Guarda Municipal de Ibaté intensificou a fiscalização e o combate à linha com cerol e a chilena em toda a cidade.
Na cidade de Ibaté existe a Lei Municipal n°2172/05 que proíbe o comércio, a fabricação e o uso de cerol, resultando em multa para quem for pego com o material cortante no valor de R$ 200,46.
Com o objetivo de orientar e evitar que aconteça algum acidente, a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Prefeitura, continua alertando os jovens que gostam de soltar pipa, bem como, os pais e responsáveis das crianças. “A princípio, os agentes orientam e recolhem somente a linha cortante, caso venha ocorrer de pegar as mesmas pessoas novamente, é feita a recolha de todo o material e no caso de ser menor de idade, são acionados os pais e o Conselho Tutelar, podendo até ser multado conforme a Lei Municipal” observou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).
O comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis, explicou como foram realizadas as abordagens e a fiscalização, confirmando a ação de orientar e apenas depois multar. “Como disse o prefeito Zé Parrella, em um primeiro momento, a gente recolhe a linha e orienta. Em caso de reincidência, o Departamento de Fiscalização é acionado e aplica a multa, de acordo com a Lei Municipal”, destacou o.
Os maiores riscos do cerol e da linha chilena são os cortes causados por elas. Os motociclistas são as principais vítimas, pois estão mais vulneráveis ao perigo. O pescoço é a parte sempre mais atingida.
Além das multas aplicadas, os responsáveis pelos menores que forem flagrados com a linha com o cerol serão responsabilizados se ocorrer algum acidente causado pelos filhos, podendo até responder criminalmente por lesão corporal e ainda arcar com as despesas médicas da vítima atingida com a linha cortante.