São Carlos registra 5.256 casos de dengue em 2024.

O município de São Carlos está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue, de acordo com o último Boletim de Arboviroses divulgado. Até o momento, já foram registradas 16.405 notificações de dengue, com 5.256 casos confirmados. Desses, 4.790 são autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade, enquanto 466 são importados, revelando um aumento preocupante de 630 novos casos recentemente.

A situação demanda atenção redobrada das autoridades de saúde e da população. A dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem apresentado um avanço expressivo, exigindo medidas imediatas de prevenção e controle para evitar uma epidemia ainda maior.

Além da dengue, o boletim também traz informações sobre outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Foram registradas 114 notificações de Chikungunya, com 68 casos descartados, 2 confirmados (1 autóctone e 1 importado) e 44 ainda aguardando resultado de exame. Em relação ao Zika vírus, todas as 17 notificações foram descartadas. Já para Febre Amarela, foram registradas 3 notificações, com 2 casos descartados e 1 ainda aguardando confirmação.

As autoridades de saúde reforçam a importância de eliminar focos de água parada, locais ideais para a proliferação do mosquito transmissor. A população deve manter atenção constante na limpeza de quintais, caixas d’água, vasos de plantas e quaisquer recipientes que possam acumular água.

O cenário atual exige uma colaboração conjunta entre governo e população para conter o avanço das arboviroses e garantir a saúde pública. As medidas preventivas são simples, mas necessitam do engajamento de todos para serem eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *